O SEGREDO DAS LINGUAS l O curso de língua estrangeira ainda pode fazer parte da sua vida.

5 dicas para aprender inglês com livros

inglês com livros

Você gosta de ler? Quer aprender inglês com livros? Então hoje eu vou te dar cinco dicas que vão te ajudar a utilizar a literatura para facilitar sua vida e aprender inglês com livros.

Dica 01: Nunca use a versão didática. O livro com o qual você aprende melhor é exatamente aquele que é pego no original e lido como ele foi escrito. Chamamos isso de material autêntico. 

Quanto mais original for o material ao qual você se expor, melhor será para você como aluno e seu inglês vai se desenvolver de maneira mais eficiente. Então, para aprender inglês com livros, se você quiser pegar material adaptado, pegue um material que foi adaptado para nativos da língua, não para alunos de inglês como segunda língua.

Isso quer dizer que devemos sempre dar preferência para o original ou para o original adaptado para quem aprender a língua como primeira língua. Existem diversos sites onde você pode encontrar os originais disponíveis para baixar totalmente gratuitamente.

Dica 02: Comece com livros infantis. Se você quiser ler, mas ainda está inseguro de pegar um livro grande ou porque seu nível ainda não permite, que tal aprender inglês com livros infantis?

Os livros infantis originais são fáceis e rápidos de ler e a literatura para crianças não traz ideias complexas e abstratas que necessitam de alta capacidade interpretativa. Lembra da primeira dica? 

Até os livros infantis precisam de ser lidos em seu original, nada de pegar versões adaptadas, a não ser que sejam adaptadas para nativos, se você quer se acostumar verdadeiramente com o sistema da língua tem que ser original. 

Dica 03: Leia o que gosta, é muito importante que você leia os livros com os quais sente prazer. Pense o seguinte, se você quiser acabar logo com a leitura que está fazendo é porque não está prazerosa.

É o mesmo raciocínio de quem aprender inglês rápido, se você quer aprender rápido é porque não tem apreço nenhum pelo que está aprendendo. Quer que passe logo, porque as aulas são uma tortura e você está fazendo por fazer.

Para  aprender inglês com livros, se você ler algo que não quer, você automaticamente cria uma barreira com relação ao livro. Quando estamos lendo algo que gostamos e queremos a leitura se torna divertida e às vezes você lê até o mesmo livro várias vezes, não é mesmo?.

Dica 04: Leia livros com histórias que você já conhece. Essa dica é pra quem ainda tem medo de se arriscar nas leituras, portanto é importante que você leia livros cuja a história você já sabe e que já os leu até mesmo em português.

Juntamente a dica anterior, quando você lê algo que já conhece e já gosta, seu entendimento fica facilitado e assim, você não precisa se preocupar tanto em compreender o sentido da frase porque já conhece a história e pode se concentrar em como aquela ideia foi passada em inglês e ao mesmo tempo aprender vocabulário novo.

Dica 05: Nunca compare traduções. Infelizmente isso é uma coisa que eu vejo muita gente fazendo e está totalmente errado. Pegar a versão em português e depois pegar a versão em inglês e aí ficar comparando e tentando fazer uma associação entre as versões nunca deve ser feito.

A tradução do inglês para português nunca é de um para um, isso pode te levar ao erro porque o tradutor escolhe traduzir sempre uma ideia, nunca palavra por palavra. Se quiser aprender inglês com livros lembre-se que o tradutor traduziu uma ideia, portanto você não pode fazer essa associação como se fosse de um para um. 

Mais artigos do

Blog SDL

Como se tornar fluente em Inglês

Como se tornar fluente em Inglês

A fluência no idioma inglês pode abrir portas para você, seja para interagir com outros na globalização, para melhorar sua carreira ou simplesmente para aprender sobre outras culturas.