O SEGREDO DAS LINGUAS l O curso de língua estrangeira ainda pode fazer parte da sua vida.

Como escrever bem em inglês?

Como escreve bem em inglês?

Neste texto te damos cinco dicas de como escrever bem em inglês, isso é muito importante para sua comunicação. Atente-se para estas diferenças porque elas são a chave para deixar seu texto muito mais natural, e certos erros provocados pela interferência do português podem ser evitados. Sempre lembre-se que você nunca vai escrever verdadeiramente igual a um nativo, e seu português vai para sempre interferir no seu inglês. Mas podemos atenuar isso, te ajudando a escrever bem em inglês.

Com essas ressalvas na cabeça, preste atenção ao seguintes pontos:

1 – Conectivos:

Tenha em mente um bom arsenal de conectivos. Ao invés de usar só “but”, troque por “however, nevertheless, although”. Mas sempre atente-se para a estrutura da frase onde você vai usá-los e para a formalidade e frequência deles. Por exemplo, “in order to” é muito comumente exagerado por brasileiros ao invés de usar apenas o “to” que é mais usual. Portanto, usar “in order to” uma vez ou outra ainda vai, porém exagerar no uso deixa seu texto artificial. 

Uma outra coisa importante é evitar usar conectivos demais pois eles quebram o fluxo do texto. No caso da formalidade, misturar conectores muito formais no meio de informais deixa seu leitor perdido, é como se no meio de uma mensagem de whatsapp um de seus amigos soltasse um “não obstante”. Fica muito fora de lugar e causa uma estranheza que seu leitor vai notar. E sempre usar vírgula, caso o conectivo esteja no início de uma sentença. 

2 – Possessivo: 

Sempre que nos referimos à posse, devemos colocar ‘s se estamos falando de pessoas, organizações ou atividades realizadas por seres inanimados como “the train’s arrival at the station”. E esse apóstrofe não deve ser usado nunca para plural que é feito igual em português com s simples, ou no caso dos irregulares que você deve saber de cor. 

Fora isso, usa-se “of the”, porém mais uma vez, graças ao português tendemos a exagerar no uso de “of the”, ao invés de inverter a ordem das palavras para criar sentido de posse: I will control the update of the system -> I will control the system update. 

E em se tratando de uma expressão pronta na língua inglesa, sempre vamos optar pelo uso da palavra, por exemplo: cover of the book não existe porque o inglês tem a expressão book cover.  

3 – Artigos

Para escrever bem em inglês, saiba usar artigos e entenda que, ao contrário do português, a tendência do inglês é não usar o “the”. Tire o definido do início de sentença e só inclua the quando se referir a objetos específicos: The people of the south… -> Southern people…. Na dúvida, não use “the”.

4 – Tire o that

Essa dica serve não só para a fala, mas também para a escrita. Qualquer falante de inglês vai tirar o that quando puder. Depois de verbos que levam que em português, falantes de inglês vão sempre tirar o that. The results showed that people like politics -> The results showed people like fruits. O “that” é obrigatório em casos em que ele se refere ao sujeito ou substantivo: The results that showed…

5 – Cuidado com a quantidade de it is:

Como falantes de português tendem a gostar de iniciar sentença com “é importante que”, “é preciso”, etc. Vale dizer que isso no inglês não é tão bem visto. Uma vez ou outra ainda pode ser, mas toda hora usar “it is important…”, “it is ncessary…”. Substitua essa construção por outra como “the importance of…” ou “the necessity…”. 

Neste texto compilamos mais algumas dicas para você escrever bem em inglês. É muito importante que você tenha elas em mente sempre que for escrever porque assim seu texto vai ser mais fluído.

Fontes:

https://www.ime.usp.br/~kon/ResearchStudents/dicasIngles.html
https://www.scielo.br/j/clin/a/zcs47Q4bsW6yk7D86XQCVss/?lang=en#

Mais artigos do

Blog SDL