O SEGREDO DAS LINGUAS l O curso de língua estrangeira ainda pode fazer parte da sua vida.

20 dicas para aprender inglês

dicas para aprender inglês

Hoje eu vou te dar 20 dicas para aprender inglês que são essenciais para você se tornar um falante seguro, confiante e fluente. 

Se você quer aprender inglês, não basta assistir a filmes ou séries em inglês ou ler livros na língua. Para ter um bom resultado, é necessário um bom método de estudo e uma didática adequada às suas necessidades. Nesse artigo, daremos 20 dicas para que você possa aprender inglês de forma eficiente!

1 – Escolha um horário para estudar e crie um ambiente tranquilo

Não importa qual seja o seu horário para estudar, o importante é que você escolha um horário e que crie um ambiente tranquilo. Se você quer estudar à noite, faça isso; se você prefere estudar de manhã, organize-se para que possa ter essa tranquilidade. O mais importante é que você se sinta confortável com o horário e o local para poder render o máximo.

Leia também: Lições de Gramática de Inglês

2 – Busque diversas fontes de aprendizagem

Aprender é uma jornada pessoal que não termina. É por isso que dentro de nossas dicas para aprender inglês, devemos buscar diversas fontes de aprendizagem para nos mantermos atualizados e sempre em evolução. A internet oferece um grande leque de opções para quem quer se aprofundar em um determinado assunto ou aprender algo completamente novo.

No entanto, é importante saber escolher as fontes certas de aprendizagem, pois nem todas elas são confiáveis. Além disso, é preciso ter foco e disciplina para tirar o melhor proveito dos recursos disponíveis.

Uma ótima forma de encontrar boas fontes de aprendizagem é procurar indicações de especialistas no assunto que você deseja estudar. Outra dica é verificar a qualidade dos conteúdos disponíveis online. 

3 – Tenha um caderno de vocabulário

Não deixe de ter um caderno especialmente para vocabulário. Desta forma, você poderá anotar todas as novas palavras que aprender e ir consultando-as sempre que precisar. Tenha um sistema de categorização, por exemplo: verbos, adjetivos, substantivos… Assim fica mais fácil de encontrar a palavra que você procura.

É bom para cada palavra nova que você aprendeu, você repita pelo menos 5 vezes a palavra ou estrutura nova. Monte frases e não fique apenas tentando decorar uma lista todos os dias. 

4 – Aprenda uma nova palavra todos os dias

Aprenda uma nova palavra todos os dias! No nosso blog você encontrará sempre expressões em inglês e dicas para aprender inglês que vão te ajudar a se expressar na língua, bem como dicas e truques para melhorar o seu vocabulário. 

Para aprender uma palavra nova certifique-se que você sabe: os significados dessa palavra, os usos metafóricos, os contextos em que essa palavra é usada e se ela é formal ou gíria.

Como escreve bem em inglês?
Como escreve bem em inglês?

5 – Faça anotações em inglês

Tentar anotar o significado de tudo que você aprender de novo em inglês é uma excelente maneira de se acostumar com a língua.

O negócio aqui é você estar imerso no idioma o tempo todo. Então se forçar a usar o idioma para suas anotações mesmo que ninguém vá corrigi-las demonstra segurança com relação à língua. Portanto, comece agora!

6 – Escute músicas e assista a filmes/séries

Escute músicas e assista a filmes e séries não só para você se entreter. É importante que quando for ouvir músicas em inglês que você queira aprender. 

A música ajuda a ampliar o vocabulário, treinar a pronúncia e praticar a escuta, além de incluir a língua inglesa na rotina de forma leve e agradável. Você pode escutar na Radio Garden rádios de todos os países de língua inglesa. 

Atente-se principalmente ao que os locutores falam e se for ouvir programa de notícias tente captar a mensagem geral da notícia. Não se apegue ao fato de que você pode não entender uma palavra ou outra. Quantas vezes você vê algo em português mesmo e não entende? 

Se você escutar músicas ou ver filmes apenas para se divertir, você não terá se preparado para o aprendizado.

E lembre-se que em muitas músicas o cantor tem que distorcer palavras e às vezes usar expressões que não são úteis no dia a dia mas que cabiam na métrica da música.

E no caso dos filmes e séries, lembre-se que o discurso deles é scriptado e decorado e distante do que alguém falaria no cotidiano.  

7 – Leia livros em inglês

Dentre nossas dicas para aprender inglês, ler livros em inglês tem um lugar especial. Busque por livros que são feitos para nativos e não estão adaptados para estudantes da língua. 

A leitura pode indicar o quanto você está à vontade com o inglês. Se ainda tem medo de pegar um livro para ler, isso é um mau sinal.  

Em sites como Get Free Ebooks, Bookstacks e Project Gutenberg, é possível baixar gratuitamente milhares de obras em inglês para ler em seu celular ou pc. Aproveite aquela ida ao dentista ou a viagem de ônibus para praticar su inglês. 

Veja também: 5 dicas para aprender inglês com livros

8 – Assista à lives no YouTube a na Twitch

Talvez esses sejam os dois locais mais fáceis de encontrar conteúdo autêntico em inglês que não está scriptado. É muito importante que você vá na sessão Just Chatting da Twitch e passe ali algumas horas assistindo alguém falando inglês espontaneamente.

A mesma coisa serve para as lives do YouTube. Escolha alguém que fale de um conteúdo que você goste e é só curtir o conteúdo da pessoa. 

Quando vocês escuta o inglês não scriptado, você vai ver tantas diferenças que pode até se assustar. Mais uma vez, se não entender tudo, não se preocupe. Vá se acostumando com a língua e esse já será um bom começo. 

9 – Aprenda com as pessoas certas

Dentre nossas dicas para aprender inglês, talvez essa seja uma das mais importantes. A internet está cheia de charlatões e gente te enganando. Infelizmente o marketing agressivo associado à inocência e à pressa de aprender inglês, gerou gente que mente e te engana o tempo todo.

Ideias absurdas como pensar em inglês, aprender inglês rápido, falar igual ativo e outras baboseiras que os linguistas já desmistificam ainda rendem milhões a toda sorte de falso guru. 

Portanto, saiba que aqui mesmo no blog eu já desmistifiquei algumas dessas questões que você deveria ler para parar de ser enganado. 

Veja também: Falar inglês igual nativo: é possível falar inglês de forma nativa?

10 – Escolha a escola ou o professor correto

É muito importante que a escola de inglês que você escolha seja um lugar onde você se sente bem. O material que você usa também deve ser visualmente apelativo porque isso te motiva.

Quando estudamos em um lugar no qual não queremos estar e usamos um material “ruim”, vamos deixando o idioma de lado.

Para escolher uma boa escola ou professor, atente-se para a formação dos profissionais que estão envolvidos e prefira professores formados em Letras e com vasta experiência em sala de aula. 

Às vezes esse profissional vai te cobrar caro, mas será que vale pagar menos e correr o risco de aprender com alguém sem noção de Pedagogia ou Linguística?

Eu não tenho nada contra professores que dão aula apenas por notório saber, mas você tem que se lembrar que esse tipo de profissional não tem a teoria científica, ele tem apenas a prática.

11 – Não se prenda à correção

Uma das dicas para aprender inglês mais valiosas que posso te dar é não se prender à correção. Despreocupe-se se você está errando e pare de necessitar que seu professor corrija o tempo todo.

Você precisa estar à vontade com o inglês e sentir segurança que você está compreendendo o que te dizem e que você é compreendido. Assim, evite depender que outra pessoa te diga se você errou ou não ou se você interpretou uma mensagem corretamente. 

12 – Repita o que aprender

A Linguística trabalha com 5 a 16 repetições para que alguém possa fixar uma estrutura ou palavra nova na cabeça. Mas apenas ficar repetindo uma lista de palavras não funciona. 

Faça da repetição uma ferramenta que tenha significado para você. Crie frases com as palavras novas ou separe trechos de vídeos e músicas onde o que você está aprendendo aparece e reveja ou escute.

A repetição mecânica de conteúdos não leva a nada e pior, no fim você acaba esquecendo o que aprendeu.   

Falar inglês igual nativo: é possível falar inglês de forma?
Falar inglês igual nativo: é possível falar inglês de forma?

13 – Faça intercâmbio

Se tiver condições de tempo e dinheiro faça um intercâmbio. Esse é um dos métodos mais eficientes para aprender inglês. Estar imerso na língua é muito bom para você ter contato com o inglês do dia a dia.

No entanto, somente faça um intercâmbio se você já tem um bom nível de inglês. Assim, você vai estar imerso na cultura da língua inglesa e isso vai fazer você se acostumar com o sistema da língua. 

Mas por favor, não leve seu intercâmbio como uma ida à turismo onde quer que você for. Considere seu intercâmbio estudo. Se você for ‘passear’ em um país de língua inglesa, pode ser que não aprenda nada. 

14 – Faça tudo em inglês

Esse foi um dos métodos que eu usei para aprender inglês e por isso resolvi colocá-lo nas minhas dicas para aprender inglês. 

Tudo que você puder fazer em inglês, você deve fazer. Coloque seu celular em inglês, seu pc, se o seu livro tiver versão em inglês opte por ela e assim por diante.

O que você está tentando fazer aqui é se imergir no idioma. Portanto, tudo que você puder fazer em inglês, faça.

Veja este artigo: Como falar inglês fluente e como saber se já é fluente em inglês?

15 – Não se preocupe com seus erros

Mais uma vez, essa seja uma das dicas para aprender inglês mais importantes porque ela afeta diretamente a autoiamgem de todos os estudantes.

Infelizmente tem muita gente que se apega aos erros ao invés de se apegar aos acertos. Se você errar alguma coisa enquanto estiver falando, simplesmente deixe para lá. Você foi compreendido? Se sim, então já está tudo bem.

Pare de ficar remoendo um erro seu ou o fato que você não compreendeu alguma coisa na sua cabeça. Por mais difícil que isso seja, se você só focar nos seus erros, você nunca vai desenvolver plenamente.

16 – Converse nem que seja sozinho

O poder da conversa é incrível. Como o ambiente é mais dinâmico, exige o uso de um vocabulário amplo e o domínio da estrutura da língua. Uma ótima maneira de fazer isso sem sair de casa é usar alguns aplicativos na internet. 

Além de aprender novas palavras e expressões, formais ou informais, esta é uma maneira muito eficaz de descobrir onde estão suas principais dificuldades e como aprender inglês rapidamente. Você também pode falar consigo mesmo. 

Não se preocupe, você não precisa parecer um esquisito! Crie situações hipotéticas, como o que você diria para recomendar algo que acabou de assistir ou ouvir. A partir daí, imagine qual seria a resposta e use isso como base para iniciar a conversa. 

17 – Esqueça aprender inglês rápido

Das dicas para aprender inglês, essa é a mais problemática. Ninguém quer dar tempo ao tempo. Uma coisa eu te digo, com minha vasta experiência, quando um aluno quer aprender rápido, ele nunca aprende direito.

Faça a reflexão: se você quer que o futuro chegue logo é porque o presente está ruim,né? Então se você quer correr com o inglês é porque provavelmente você não está no momento correto para aprender. Espere até que seja a hora de você curtir o seu aprendizado.

E lembre-se, as neurociências já deixaram bem claro, você precisa de pelo menos 10 mil horas de contato com um idioma para aprender “de verdade”! Então, esqueça aprender inglês rápido. O processo é lento mesmo. 

18 – Escreva muito

Valorize a escrita mais do que a média. Quase ninguém escreve em inglês e ainda por cima quer aprender rápido. A escrita, por ser um processo mais difícil do que a fala, te desenvolve mais rápido.

Se você escrevesse textos ou parágrafos, você aprenderia mais rápido porque você trabalha muito mais o vocabulário e a gramática. Além disso, como você não pode ficar negociando o que você queria dizer (uma vez escrito, está escrito), o processo exige mais de você e da sua capacidade criativa.

Sendo assim, pare de focar somente na conversação e comece a focar na escrita!

Leia também: Como escrever bem em inglês?

19 – Entenda a cultura

Essa é outra das dicas para aprender inglês que são essenciais. Se você não procurar entender a cultura dos países falantes de língua inglesa, você não vai aprender nunca.

Aprender uma língua é basicamente aprender uma cultura nova, portanto, você tem que tentar entender a cultura local para compreender piadas, metáforas, trocadilhos e expressões idiomáticas. Sem compreender essas questões linguísticas, é impossível aprender uma língua. 

20 – Dê tempo ao tempo

Às vezes vai parecer que você não está aprendendo, então calma. Quando você começar a sentir que não está progredindo – o que acontece com todo mundo que aprende um idioma – não diga “eu não posso falar inglês” ou “eu nunca vou aprender isso”. 

Para seu próprio benefício, remova essas frases do seu vocabulário. Eles apenas distraem você do objetivo principal de fazer você aprender o idioma e impedem que você perceba o quão longe você chegou. 

Lembre-se do poder da autossugestão, então se você puser na cabeça que não está aprendendo essa vai ser uma profecia que vai se cumprir. Substitua essas frases por: “Eu vou chegar lá um dia” ou algo parecido.  

Mais artigos do

Blog SDL

Como se tornar fluente em Inglês

Como se tornar fluente em Inglês

A fluência no idioma inglês pode abrir portas para você, seja para interagir com outros na globalização, para melhorar sua carreira ou simplesmente para aprender sobre outras culturas.